CONHEÇA O PROJETO

As Listas Ecológicas de Espécies de Borboletas são iniciativa de ciência cidadã do Museu Aberto de Biodiversidade do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade, sob a coordenação da curadoria da Coleção Ecológica de Entomologia da instituição e levada a termo em agosto de 2021.

Seu objetivo é disponibilizar a listagem dinâmica de espécies de borboletas registradas em Curitiba e no Paraná, associando parte relevante dos seus aspectos ecológicos. A lista abrange primordialmente registros de espécimes que seguiram no ambiente desempenhando seu papel ecológico. Sua atualização é constante.

Os aspectos com importância ecológica, e outros, associados a cada espécie na lista, inicialmente são:

  1. Potencial polinizador: quando ao menos um dos registros da espécie foi feito constatando o espécime se alimentando em flor.
  2. Status de raridade: conforme o número de ocorrências registrado em plataformas de biodiversidade e ciência cidadã a espécie recebe uma letra. A - ocorrência única; B - entre 2 e 5 ocorrências; C - entre 6 e 16 ocorrências; D - entre 17 e 37; E - entre 38 e 78; F - 79 ou mais.
  3. Status de conservação e outras situações de interesse para conservação, como por exemplo anotação de espécie não descrita.
  4. Total de observadores que já fizeram registros da espécie.
  5. Nome do primeiro observador.
  6. Plantas hospedeiras nas quais as espécies foram registradas.
  7. Registros de atividades reprodutivas: R - ritual de acasalamento; A - acasalamento; O - oviposição.
  8. Registros de fases: I - imago/adulto; P - postura, um ou mais ovos; L - lagarta; PC - pré-crisálida; C - Crisálida.
  9. Totais de registros por ano em plataformas de ciência cidadã e biodiversidade (iNaturalist inicialmente).
  10. Intervalo de anos no qual a espécie foi registrada no ambiente.
As demais abas da tabela trazem mais conteúdos, como por exemplo, os nomes dos cientistas curadores das listas e seus e-mails de contato. 

O projeto também disponibiliza a Lista Ecológica de Espécies de Plantas Hospedeiras, trazendo o elenco de espécies de plantas, de espécies de borboletas, das relações entre elas verificadas em campo, de localidade e nome do primeiro cientista do projeto a registrar a relação ecológica. Este trabalho também é complementado por tabelas e gráficos ao final do elenco.

Os resultados desta atividade são disponibilizados ao acesso livre e gratuito por meio deste blog, visando fornecer subsídios ecológicos para ações de conservação da natureza, conforme definição dada pela Lei No 9.985, de 18 de julho de 2000. 

Para sua realização foi definido o Corpo de Curadoria, composto por cientistas cidadãos observadores de borboletas experientes em registros e na atribuição de seus reconhecimentos taxonômicos em vida, atuantes nas áreas de abrangência das listas por pelo menos três anos, tendo contribuído com registros importantes do ponto de vista da biodiversidade, conforme definida na Convenção de Biodiversidade - ECO 1992, da qual o Brasil é signatário - ratificada pelo Decreto Federal nº 2.519 de 16 de março de 1998.

Um dos resultados previstos para o futuro, a partir da elaboração destas listas, é a produção do "Livro Verde das Espécies de Borboletas", nas versões da Grande Curitiba e do Paraná. A ideia deste livro é do biólogo Deni Lineu Schwartz Filho e pretende trazer para o público um contraponto aos Livros Vermelhos das Espécies Ameaçadas, sob a perspectiva positiva das ocorrências desta fauna, registrada por ciência cidadã.

Além do Corpo de Curadoria a iniciativa se mantém aberta a colaborações de quaisquer interessados em contribuir com o constante aprimoramento desta iniciativa. Os colaboradores sempre serão mencionados quanto as suas exatas contribuições.

ATENÇÃO! O acesso a todo conteúdo do projeto é aberto, mas o uso de qualquer informação, dado ou imagem requer autorização prévia.

Quer colaborar de alguma forma com esta iniciativa? Faça contato conosco informando seu intuito de colaborar. Cada colaboração será reconhecida com a citação do nome do colaborador e a natureza de sua participação.


Arquivo do blog